Total de visualizações de página

sábado, 26 de dezembro de 2009

2009

2009. Foi um ano difícil.
Algumas importantes etapas consegui romper. Ainda não consegui abrir minha Construtora AroeirA, mas estou caminhando firme em sua direção.
As projeções de crescimento para a construção civil para os próximos anos são animadoras.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cine Capitólio

Construído na década de 50, o Cine Capitólio faz parte da história de nossa cidade.
Sua fachada, com grande caixilharia de vidro e colunas circulares revestidas em pastilhas se destacava sob a claridade de imponente luminoso.
Seu interior, com escadas simétricas laterais de acesso às poltronas superiores, cortinas grossas de tecido vermelho escuro, corredores bem espaçosos dos sanitários , piso em tacos de madeira, teto em forro de gesso perfeitamente dilatado e suas poltronas de madeira onde a paquera rolava solta antes do início das seções. Hoje a molecada ouve isso e ri da gente, que bobocas! Quando a fita ia começar era dado um toque mágico "din-don", e os paquerantes apressados procuravam seus assentos antes das luzes se apagarem.
Frequentei o Cine Capitólio aproximadamente por dez anos, dos sete aos dezessete anos, quando me mudei para estudar. Eram os anos de 1967 a 1977.

Um dia fiquei sabendo que o cinema tinha sido fechado e suas instalações alugadas para uma igreja evangélica.

Depois virou uma grande loja de produtos populares que lá ainda funciona.

Certa vez discutíamos numa mesa de bar entre amigos, algumas alternativas que poderiam ser dadas para o Cine Capitólio. Para funcionar como cinema novamente, ele poderia ser dividido em até quatro salas de projeção, como nos grandes centros comerciais, salas menores e sessões intercaladas em horários diferentes. Seus grandes corredores laterais poderiam se transformar em galeria de arte.

Seria muito bom ver aquele prédio funcionando novamente como um espaço cultural.

domingo, 4 de outubro de 2009

Um novo museu para Ituiutaba

Como engenheiro, tive o prazer de trabalhar na obra de reforma do MUSAI - Museu Antropológico de Ituiutaba, cuja fachada ilustra a capa da lista telefônica desse ano de 2009. É um prédio bonito, imponente e preservado pelo patrimônio histórico, mas, é relativamente pequeno e não comporta o acervo já conhecido.

Nossa cidade merece um novo prédio para sediar um museu. Um prédio que seja referência e um marco turístico de destaque.

Dos prédios existentes, creio que para sediar um novo museu somente o prédio da Escola Estadual João Pinheiro poderia ser aproveitado para tal fim. Sua fachada também foi capa da lista telefônica no ano anterior, 2008. É um prédio que tem tradição, é imponente, fica bem localizado no centro da cidade, tem espaço suficiente, e já pode ser considerado ultrapassado para continuar funcionando como uma escola estadual. Para ser adequado para funcionar como museu, uma reforma geral nos moldes da que foi feita no MUSAI poderia ser pensada. Fico até imaginando aquele lugar com salas de vídeos e de reuniões, auditórios, biblioteca, restaurante temático, pátio para eventos e tantos outros espaços que poderiam ser projetados para mantê-lo em funcionamento de segunda a segunda por todo o ano. Empregos seriam gerados. Nossa rica história seria estampada. E a Escola Estadual João Pinheiro, poderia ganhar novas instalações, mais adequadas ao seu funcionamento e com mais espaço para o bem estar de seus alunos e professores. Cá pra nós, há tempos que nossa cidade merece a construção de novas escolas estaduais. As existentes estão aí há mais de trinta anos, todas elas carecendo de adequações e reformas.

Mostrar sua história é uma riqueza de um povo que tem orgulho do seu passado, que quer melhorar o seu presente e mais ainda garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Outra opção seria um espaço novo. Uma nova construção com características radicalmente modernas para chocar e chamar a atenção para o turismo. Com certeza, escritórios de arquitetura especializados participariam do processo de elaboração dos projetos e sua realização poderia se tornar realidade com a participação da iniciativa privada.

A realidade do crescimento que se projeta para a nossa cidade justifica tal investimento.

Se for feito um trabalho bem coordenado das pessoas envolvidas no processo, as chances de se convencer as empresas já instaladas em nosso município de participarem do empreendimento, são grandes e reais.

Particularmente, pelas condições atuais, sou favorável pela transformação da Escola Estadual João Pinheiro em museu municipal.

Aí está uma chance para a administração municipal fincar os pés literalmente na história.

domingo, 27 de setembro de 2009

Mais obras para a cidade

Começaram a mexer nas margens do Córrego Pirapitinga, pelo menos a limpeza foi feita e já estão preparando o terreno para o paisagismo entre as avenidas 3 e 7. Bom sinal.
As 84 casas populares foram iniciadas no Bairro Novo Tempo II e a Prefeitura também iniciou a construção da ponte sobre o Córrego Pirapitinga que ligará o bairro até o INFET.
As outras casas que serão construídas também no mesmo bairro ainda não foram licitadas. Elas serão construídas pela COHAB.
Outros lançamentos foram anunciados para início em breve no Bairro Santa Ediwiges, Conjuntos Canaã I e Canaã II, com mais de mil casas dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.
O Residencial Drumond, loteamento lançado com sucesso anteriormente, onde todas as unidades foram vendidas em prazo curto, agora lançou a segunda etapa, com os terrenos que contornam a lagoa existente. Parece que as vendas caminham no mesmo ritmo. Muitas construções já estão sendo executadas ali, mostrando que em breve o bairro terá vida própria, alguns moradores já lá residem em suas novas casas. O Condomínio fechado que fica de frente para a lagoa e ainda tem unidades a serem vendidas, já se encontra em fase final de fechamento externo, e, em breve a construção das casas também serão iniciadas.
Próximo dali, as 334 unidades do Residencial Buritis ainda não foram inciadas.
Do outro lado da cidade onde está sendo construído o Jardim Europa com 400 unidades, a empresa responsável anunciou o lançamento de mais 660 unidades na área que vai entre os Bairros Sol Nascente e Lagoa Azul II, de frente para o aeroporto.
Nunca se viu tantas obras ao mesmo tempo em nossa cidade.
A terceira etapa da canalização do Córrego São José já está a todo vapor.
Aguardemos as próximas obras que estão por vir.

sábado, 25 de julho de 2009

Ruas 20 e 22

A Prefeitura de Ituiutaba fez há alguns dias importantes modificações no sentido de tráfego de algumas ruas do centro, as avenidas 27 e 29 passaram a ter sentido único entre as avenidas 14 e 28.
Outras ruas merecem o mesmo tratamento.
São as ruas 20 e 22 no trecho entre as avenidas 31 e Minas Gerais, no Setor Sul.
Os motoristas que cruzam essas avenidas trafegando pelas avenidas 33, 35, 37 e 39, certamente agradecerão.
Outra intervenção feita essa semana e que contribuirá em muito para a melhoria do trânsito no centro da cidade foi a construção do canteiro central num dos cruzamentos da avenida 17 com a rua 14. O outro cruzamento entre essas duas importantes vias continua crítico.
Existem vários outros pontos críticos por toda a cidade que podem ser melhorados com medidas simples como essa.

334 casas

Anunciado o lançamento de mais um empreendimento habitacional em Ituiutaba: o Residencial Buritis. Fica próximo ao Setor Universitário e terá 334 casas e a construção ficará a cargo de uma construtora de fora.
Nossa cidade está em alvoroço com os lançamentos imobiliários que estão surgindo.
As 84 casas que a prefeitura fará no bairro Novo Tempo II, com recursos da CEF, estão aguardando somente a ordem de serviço para serem iniciadas.
As 250 que serão feitas pela COHAB anunciadas anteriormente, estão com a licitação prevista para ocorrer ainda no mês de agosto. Elas ficam no mesmo loteamento das 84 casas às margens do Córrego Pirapitinga.
A prefeitura também conseguiu uma verba para a construção de uma ponte sobre esse mesmo córrego, para o acesso ao INFET - Escola Técnica Federal.
Enquanto isso prossegue a construção do Anel Viário e teve início a canalização do Córrego São José em sua terceira etapa, ali próximo à desativada fábrica de papel.
Também estão em ritmo acelerado de construção, as casas do Jardim Europa e a sede da UFU.
Ituiutaba, a continuar assim, com tantos lançamentos, em breve se tornará um canteiro de obras.

sábado, 11 de julho de 2009

250 casas

A Prefeitura está divulgando que estão abertas as inscrições para as famílias interessadas na aquisição das casas populares que serão construídas em parceria com a COHAB. São 250 casas e poderão se inscrever famílias que não tenham imóvel no nome e que possuam comprovação de renda de um a três salários mínimos.
Boa notícia. O prazo para as inscrições achei apertado, menos de trinta dias. A licitação já deve estar sendo preparada e provavelmente aconteça ainda este ano.
Será outra obra a movimentar o setor da construção civil em nossa cidade.
As 84 casas, já licitadas, deverão ter seu início em breve.
Passei outro dia pelo Bairro Jardim Europa. onde um conjunto habitacional está sendo construído e a obra está em ritmo acelerado. Parece que lá são 400 casas, a construtora é de Uberaba e uma parte do conjunto já foi entregue aos seus moradores.
Outros projetos estão em andamento.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bela Vista

Percorri nesse final de semana, parte do anel viário que está sendo construído em nossa cidade. Foram apenas três dos quatorze quilômetros que terá todo o anel, no trecho que ligará a estrada federal que vai para o Bastos com a estrada municipal, antiga estrada para o Prata, que vai para a granja do meu pai. A estrada já está praticamente pronta para receber o asfalto, faltando apenas duas baixadas para serem aterradas e a base final para o capeamento. Na parte mais alta da estrada, atrás da Serra do Corpo Seco, para quem só a conhece de frente para a caverna que deu origem ao seu nome, pode-se observar a paisagem. As fazendas mais próximas com os galpões das granjas e seus brancos telhados se destacando entre os diferentes tons de verde das matas, pastagens e lavouras de cana. Mais ao longe o explendor da beleza de nossa região, com seus morros e planícies até onde a vista alcança.

Um belo lugar para se construir um mirante, que seria o primeiro de nosso município.
Mais um ponto turístico a tirar as pessoas do sofá nos finais de semana.
Vale a pena ver a vista. Bela vista.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Minha Casa Minha Vida em Ituiutaba

O prefeito de nossa cidade assinou no último dia 15 na sede da CEF em Uberlândia o Convênio para fazer parte do programa habitacional "Minha Casa Minha Vida". No discurso, o prefeito disse que enviará projeto à Câmara Municipal solicitando a liberação de algumas áreas que estão destinadas a serem praças, para a construção de casas populares. Será mesmo necessário isso? Nossa cidade tem tantas áreas desocupadas, já com toda a infraestrutura pronta. E também precisa de mais praças. 
Só espero que paire muita sabedoria na cabeça de nossos homens de decisão para que não distorçam os fatos, aproveitando como desculpa a pressão do prazo para se construir com rapidez, e atropelem com decisões políticas os planos traçados anteriormente, por competentes profissionais, que mostram a direção a ser seguida para o crescimento da cidade de forma clara, coerente e ordenada.
É preciso se construir sim os conjuntos habitacionais, mas com planejamento adequado para não causar problemas às administrações futuras e principalmente aos beneficiários do programa.

sábado, 16 de maio de 2009

Anel Viário

Fiquei feliz com o início das obras de construção do anel viário em nossa cidade. Serão 14 quilômetros de vias que certamente modificará para melhor a paisagem tijucana.
Térá início na BR 365,  saída para Santa Vitória, ali próximo ao antigo  e ainda desativado Ypê Country Clube, passando depois do Aeroporte e interligando o CEFET, a UFU, passando pelo Parque do Goiabal, até o Bairro Santa Edwiges.
Nossa granja de suínos, que está a 13 km de estrada de terra, ficará mais próxima da cidade depois do anel construído. Por falar em granja, eu e meu pai estamos preocupados com a união entre a Sadia e a Perdigão, a criação da BRF Brasil Foods, porque historicamente esse tipo de fusão sempre estoura primeiro na ponta de produção, nos pequenos produtores, como nós, que engordamos mil e poucas cabeças de suinos em regime de integração. Aguardemos.
O anel deslocará todo o tráfego de veículos pesados. Caminhões de ração, de transportes de gado, de suínos e de aves não precisarão mais cruzar a cidade.
Novos loteamentos imobiliários certamente surgirão nas áreas entre a cidade e o anel viário. 
Só espero que a especulação imobiliária não atrapalhe o desenvolvimento da região.
Tudo isso significa um maior impulso na idústria da construção civil, com mais empregos, mais geração de rendas e uma aceleração no ritmo de desenvolvimento da cidade.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Oportunidade para se mudar as paisagens

O crescimento de qualquer cidade é questão sempre muito discutida. Os exemplos de crescimento desordenado das grandes cidades não podem ser repetidos
O Minha Casa Minha Vida, programa do Governo Federal para a construção de um milhão de lares, está causando polêmica entre os especialistas sobre a questão. Teme-se que os cinturões nas periferias das cidades, ou guetos ou seja lá o nome que derem, desloquem as populações de baixa renda ainda para mais longe dos centros.
Construção de um conjunto habitacional não é só se fazer as casas com paredes e tetos e colocar luz e água e esgoto e asfalto. Todo um trabalho social deve acompanhar a implantação, desde a concepção do projeto com desapropriação de áreas próximas aos centros urbanos. Tudo deve ser muito estudado e teme-se que a pressão política para se fazer a quantidade de moradias em pouco tempo atropele o planejamento.
Também criticam muito a pobreza arquitetônica do projeto divulgado. Entendo que o projeto divulgado é sugestivo com o mínimo que as moradias devem ter, inclusive com altura mínima de pé direito e acabamentos nas áreas frias com revestimento cerâmico, cabe aos autores dos projetos a readequação. Os urbanistas têm em mãos uma ótima oportunidade de colocar seus projetos em prática, oportunidade de mudar as paisagens.
Pelo lado positivo do crescimento das cidades, o conjunto habitacional deve estar acompanhado por escolas e hospitais públicos, centros comerciais, áreas de lazer e acompanhados por um transporte coletivo de qualidade.
Em cidades como a nossa Ituiutaba, existem várias áreas dentro do perímetro urbanizado que permitem a construção de conjuntos habitacionais menores. Os terrenos sairiam mais caros, mas, em compensação, a infraestrutura pronta poderia viabilizar o investimento subsidiado do Governo Federal.
Esse plano, segundo o Governo, atenderá somente a 14% da carência existente em habitações no País.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Lista Telefônica

Saiu a nova lista telefõnica. A capa é uma foto do MUSAI - Museu Antropológico de Ituiutaba. Fiquei com uma pontinha de satisfação quando vi a foto, afinal trabalhei na restauração daquele importante prédio em nossa cidade que teve o início da construção em 1927. Torço para que as autoridades consigam mantê-lo imponente e conservado.

sábado, 18 de abril de 2009

58 km

São 58 km da região do Bastos até Ituiutaba. Desde criança que ouço falar nesse asfalto ligando nossa cidade até a Rodovia São Paulo - Cuiabá, que também está sendo asfaltada. Acompanhei o início daquela obra, já estão asfaltados 18km ligando Campina Verde ao Bastos e outro trecho também já está asfaltado ligando a cidade de Gurinhatã também até o Bastos. Com a diminuição das chuvas as obras deverão ser aceleradas. As duas obras, tanto a São Paulo-Cuiabá BR 364 como a Ituiutaba Bastos MGT 154 (58 km) são integrantes do PAC Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Que bom. Tomara que seja mesmo verdade e que essa tão esperada obra saia mesmo do papel. O projeto dos 58km já está pronto e até uma visita da Ministra Dilma, futura candidata a presidente, está agendada para a região para acelerar o processo. Essa matéria saiu na primeira página do Jornal do Pontal de hoje.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

84 casas em Ituiutaba

Foi publicado o edital para a construção de 84 unidades habitacinais em minha cidade de Ituiutaba. As propostas deverão ser entregues no dia 29 de maio e foram divididas em dois lotes, um para a construção das casas e outro para os serviços de infraestrutura. A obra foi conquistada em conjunto com a CEF e o prazo para execução será de oito meses.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Minha Casa Minha Vida - novidades

O programa para a construção de um milhão de lares em dois anos agora vale para todo o País. Todos os municípios serão beneficiados. Nada mais justo.
Por aqui a Cohab licitou ontem 100 unidades para Frutal e divulgou mais 80 unidades para Monte Alegre de Minas. Logo sairão as de Ituiutaba também e mais outro lote para Santa Vitória, a previsão para lá são de 1000 casas.
Dentro do programa lançado pelo Governo Federal, o processo para as construtoras efetuarem lançamentos são de até 500 unidades e nossa cidade comporta tranquilamente um desses.
O primeiro conjunto habitacional que trabalhei foi em Uberlândia, 618 casas no Bairro Mansour. Até então eu não pensava em trabalhar em obras do gênero, achava muito "fácil" a execução daquelas casinhas todas iguais. Coisa de recem formado metido a besta. Hoje, depois de 2096 casas populares no currículo, vejo como uma das obras mais complexas de se realizar.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Minha casa minha vida

Começou ontem, dia 13 de abril, o programa de financiamento de imóveis pelo Governo Federal: Minha Casa Minha Vida.
Na página da CEF estão relacionadas as cidades incluídas no programa, até ontem ainda não constavam as de Minas Gerais. Certamente Ituiutaba estará incluída, apesar de ainda não ter oficialmente mais de cem mil habitantes.
Ainda não consegui prosseguir com a abertura da AroeirA.
Continuo atento ao programa e também às outras possíveis obras no gênero que possam surgir aqui pela região. Mantive contato com uma empresa na qual trabalhei anos atrás e que tem um histórico de construção de grandes conjuntos habitacionais. Se eles conquistarem obras por aqui, estou na área, existe a possibilidade de fazermos uma parceria.
É isso, por enquanto, continuo na espreita.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Mais um passo da AroeirA

Hoje dei mais um passo para a implantação da AroeirA. Existem algumas pendências minhas com o município, verifiquei quais são e serão resolvidas o mais rápido possível para não interromper o processo. Quanto ao local, a fiscalização terá que voltar para verificar as mudanças. Procedimento normal.
Enquanto isso já estou pensando em outro local, em caso de reprovação.

Gostei da ideia de uma amiga arquiteta sobre iniciar e encerrar o nome com maíúsculas: AroeirA.

sexta-feira, 27 de março de 2009

A logomarca





Essa ficou legal!

Pacote das moradias

Ontem o governo anunciou o pacote para o financiamento da construção de um milhão de moradias.
Os financiamentos irão até trinta anos para pagar.
A classe baixa será a que terá o maior número de moradias. Serão construções de 35 e 42 metros quadrados e já poderão ser iniciadas a partir do próximo dia 13 de abril.
Espero que nossa cidade consiga fazer parte do programa.
É a Aroeira na área plantando as sementes.
O governo não fixou data certa para a conclusão do programa, o que foi muito criticado por muitos. Por outro lado isso importa que pelo menos nos próximos três anos, independente de quem continuar no governo depois das eleições de 2010, o programa certamente ainda estará em andamento. Pelos cálculos apresentados são necessárias a construção de pelo menos sete milhões de moradias para atender a demanda em todo o País.

Logomarca

Eis a versão mais nova da logomarca. Está quase chegando lá.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Caminhos da logomarca

até que chegamos a essa com somente cinco... estamos quase chegando lá










e tiramos algumas





a primeira versão desenvolvida pelo Tibério da logomarca foi assim, com muitas folhas
















segunda-feira, 23 de março de 2009

Logomarca

Encomendei a logomarca para meu sobrinho Tibério no final do ano de 2008, antes mesmo dele se formar em Publicidade e Propaganda, mas até agora ele está me enrolando.
Depois que for confirmada a abertura apertá-lo-ei... se valer a pena.
Andei dando umas dicas do que pretendo, tomara que ele consiga dizer o que penso em algumas linhas de uma logomarca.
Tarefa nada fácil.
O safado só está pensando é em quanto ficaria seu trabalho se eu fosse pagar pela logomarca.
Aguardemos.

sábado, 21 de março de 2009

Aroeira

É um início.
Ficamos por aqui enquanto aguardo a confirmação do nome a ser aprovado.
Até mais.